domingo, 23 de outubro de 2011

Pintura interna concluída

Estamos completando a terceira semana de pintura interna do Arachane.
Tivemos muita sorte com o tempo, a época para a pintura foi realmente muito bem escolhida, pois deixamos a época chuvosa do inverno passar e nestas três semanas praticamente não choveu, a umidade do ar sempre esteve muito abaixo dos 80%, temperatura média de 20 graus celsius, que são condições ideais para a pintura, melhor auxílio ainda, a mudança para o horário de verão, que faz com que os dias fiquem mais longos, e o serviço parece render mais, pois com a proximidade do solstício de verão o número de horas de sol aumenta a cada dia.

Com a vantagem que tenho, de trabalhar muito próximo do barco, isto me possibilita acompanhar todo o serviço bem de perto, este acompanhamento faz com que eu diariamente consiga avaliar se as condições climáticas (temperatura e umidade) estão dentro das condições recomendadas pelo fabricante das tintas para sua aplicação.





Consigo também, periodicamente acompanhar cada demão que está sendo aplicada, monitorando com um micrômetro, se a respectiva demão de tinta que está sendo aplicada, está atingindo a espessura do filme indicada pela WEG no nosso plano de pintura, e também fazer diariamente uma inspeção para verificar eventuais locais que ficaram descobertos de tinta.
Acreditamos que esta pintura interior seja a mais trabalhosa, e também a mais importante, devido aos inúmeros cantos, travessas, cavernas, longarinas e etc., que existem no interior do barco, e ainda a dificuldade de se realizar um serviço destes, depois do barco pronto.

Outro detalhe muito importante que precisamos levar em consideração, é de que nosso barco apesar de ser de aço galvanizado, possui três tratamentos de superfície diferentes em seu interior, o que exige que estas diferentes superfícies recebam diferentes tratamentos e diferentes atenções, mas todas tem a mesma importância.
Nas superfícies não galvanizadas, no interior do barco tais como móveis, cavernas, etc., procedemos a escovação e logo em seguida tratamos com duas demãos da tintaNº2288 que é uma tinta anti corrosiva.
Nas superfícies galvanizadas a fogo, após um lixamento leve, para promover a aderência das tintas subseqüentes aplicamos Galveg que é um promotor de aderência especial para superfícies galvanizadas.

Nas superfícies galvanizadas por asperção térmica, por ser uma superfície com bastante rugosidade para a ancoragem da tinta, aplicamos a tinta N 2288.









Após a aplicação destas diferentes tintas nestas diferentes superfícies, finalmente chegamos a uma superfície preparada para receber um tratamento homogêneo, a aplicação do Wegpoxi primer 717 em todas as superficies de aço, que é uma tinta anti corrosiva. Em todas as superfícies internas, foram aplicadas duas demãos desta tinta.




E é assim que o barco se encontra hoje, com uma cobertura homogênea dessas diferentes tintas, após diferentes tratamentos de superfície, com duas demãos do Wegpoxi primer 717 aplicada em todas as superfícies internas, ou seja, fundo, costado, teto, estruturas internas. Estão todos devidamente tratados a espera da tinta final de acabamento que será aplicada após concluídos todos os serviços de pintura externa que ocorrerão em seguida.

Próxima fase será o início da pintura externa.
Não queremos ferrugem, esperamos que por muito tempo a ferrugem não apareça .
Talvez eu esteja sendo um pouco exagerado, ou talvez minucioso demais, mas neste caso, como em muitos outros, prefiro  ficar com esta dúvida e pecar por excesso, afinal é de nosso querido Arachane que estamos falando. No estaleiro Villasboas, a Maxi já havia escutado de que eu ficava muito em cima da construção, e quanto a querer o melhor possível mas até o momento não tenho tido decepção por ter acompanhado a construção de perto, pois havaliamos passo a passo, e nada tem sido feito sem a nossa supervisão!

3 comentários:

  1. Tá ficando muito bem feito mesmo!!

    Parabéns pelo belo trabalho de pintura. Vais ver que valeu a pena se esmerar agora.

    abraço,

    ResponderExcluir
  2. Isto aí Dieter, o branco é a melhor cor, acusa todos os defeitos e sujeiras a serem atacados

    ResponderExcluir
  3. Liebe Maxi, lieber Dieter!
    Felicitamos pela pintura interna e a grande etapa concluida!
    Helga und Gerd

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário