A Escolha do nome

Alguns esclarecimentos a respeito do nome escolhido

A R A C H A N E ! ! !
Após escolhermos o nome, procuramos via “web” as definições, e postamos aqui a que de maneira mais resumida transcreve o significado e traduz a escolha feita:
“ARACHANES: Pertencem a grande família dos índios Guaranis, apontados como os moradores mais antigos das margens do rio Guaíba. Foram dizimados com a chegada dos imigrantes açorianos em 1714, mais pelas doenças dos brancos (gripes etc..), do que por conflitos. Também conhecidos por índios “Arachas ou Arachanes que eram ótimos nadadores o nome “Aracha – Arachanes” significa PATOS por isso o nome Lagoa dos Patos (Lagoa dos Arachas).

GUAÍBA: tupi-guarani, sf. lugar onde o rio se alarga (gua (grande) + y (água, rio) + ba (lugar).
ÍNDIOS ARACHANES: Os índios Arachanes pertencem à família dos Índios Guaranis. Habitavam de Norte a Sul e pelo centro do atual Rio Grande do Sul, entre a Serra Geral e a Lagoa dos Patos. Alguns estudiosos estimam que esta ocupação tenha se dado por volta de 6.500 anos A.C.. Os Arachanes praticavam a agricultura e eram conhecidos por ser uma tribo organizada e pacífica.
Foram eles que deram ao rio dos porto-alegrenses o nome de “Guaíba”, que significa na língua Guarani, lugar onde o rio se alarga (gua (grande) + y (água, rio) + ba (lugar) ). Quando os primeiros exploradores espanhóis e portugueses, no século XVI, vieram a conhecer a terra dos Arachanes, a região onde atualmente se encontra a cidade de Porto Alegre, encontraram na localidade os índios Arachanes. Através desta tribo os devastadores ficaram sabendo que o rio largo que corria naquelas belas paragens se chamava Guaíba. Mais de 300 anos se passaram e as coisas mudaram radicalmente no território dos Arachanes. Os arachanes desapareceram da face da terra, mas o nome do rio não. Ultimamente, alguns intelectuais encasquetaram em chamar este rio de lago. Mas, o povo continua dizendo que as águas que banham a cidade de Porto Alegre são as águas do “Rio Guaíba”. Não há como duvidar deste fato. O povo tem sabedoria. Afinal, a voz do povo é a voz de Tupã. (TEXTO GRIFADO: Postado por Leonel Braz - O Famoso Quem(?) do blog: http://leonelbraz.blogspot.com/)”

Com este nome (ARACHANE) pensamos em homenagear essa tribo indígena que habitou as margens da Lagoa dos Patos, do Guaíba e que tem tudo a ver com Porto Alegre que é a cidade onde moramos, além do que essa tribo era ótima na navegação e nadavam muito bem (ao que lemos a respeito é isso), e não conseguimos entender como até hoje não tínhamos conhecimento de nenhum barco com este nome, mas que bom, que não tinha, o Arachane estava esperando por nós.

A escolha do nome

Nesta terça-feira, concluíram o preenchimento da quilha do nosso barco com chumbo.
Para nós uma grande etapa está concluída, com o preenchimento da quilha, acho que podemos considerar a obra de construção do barco terminada. Agora faltam só os acessórios, hehehe e trazer o barco para Porto Alegre.
Bom, mas como os amigos sabem, há tempo estamos à procura de um nome para o nosso barco.
Estávamos a procura de um nome que tivesse a ver com a gente, com a nossa história, nossa vida, com nosso estado, nosso país.
Este nome, de preferência, deveria ser:

Em português
Curto
De fácil escrita
De fácil pronúncia
Inédito entre os nomes de barcos que conhecemos
Simples
Etc...


Ao longo de todo o período da construção do nosso barco, ficamos procurando, pesquisando, aceitando sugestões, de nomes para o nosso barco.
Fizemos até votação para a escolha do nome com alguns amigos e familiares.
Mesmo assim, não nos convencíamos do nome para nosso barco.
Mas sempre ficamos tranqüilos, pois sabíamos que na hora certa iríamos encontrar um bom nome.

Na segunda-feira passada, fui a Pelotas como de costume para acompanhar o andamento da construção do barco.
A quilha estava sendo preenchida com chumbo.
Antes de vir embora, quando me despedia do barco, alisando com a mão a bochecha de Boreste do barco, uma voz dentro de mim disse: “este barco está precisando de um nome”  e “está chegando a hora de definir um nome” e fiquei ali mais uns instantes pensando e fui embora.

Passei toda a viagem de volta pensando em nomes.
Na terça-feira peguei uma folha e comecei a rabiscar e a escrever os nomes para não esquecer.
Cada nome que escrevia pesquisava na internet, para ver o significado, analisava traduções, se já existia algum barco, etc.
No dia seguinte a busca continuava, a Maxi estava em Florianópolis foi quando  lembrei da minha velha mochila de quando era escoteiro.
Era a melhor mochila que existia na época.
E tenho ela até hoje.
Mochila ARACHANE
Sabia que o nome tinha alguma relação com índios, mas nem sabia se eram índios latinos, brasileiros ou se eram americanos.

Eu aqui e a Maxi e Florianópolis, cada um foi pesquisando, e trocando links com informações a respeito, e cada vez fomos descobrindo que este nome tinha tudo a ver com a gente, com o nosso barco.
Que tinha a ver com navegação, com a Lagoa dos Patos , como Guaíba e com Porto Alegre.
Coicidência ou não, a obra foi concluída e o nome surgiu.
Veleiro Arachane.