terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alemanha e a regata Kieler Woche 2012

Em nossa estada durante o mês de junho/2012 na Alemanha, além de mostrar a Alemanha para Maxi, fizemos um roteiro para as cidades onde havia vida náutica e claro as lojas náuticas foram visitadas em Konstanz, Bremen, Hamburg, München e Kiel.


Essa escolha se deu porque com barco em construção só pensamos em escolher coisas para ele. 
Visitamos algumas cidades que tinham as lojas que só conhecíamos através de catálogos e internet (SVB, A.W.Niemayer). Buscamos produtos que não encontramos aqui no Brasil, pois na Europa não se busca preço baixo mas qualidade e produtos diferenciados, ao menos foi o que fizemos.

Encontramos produtos como mesa de cockpit, degraus para escada externa, suporte para motor de popa tudo em madeira Teka. O sino, lampião tudo muito diferente e carinhosamente analisado, em função do tamanho peso e finalidade, sempre aquele medo de não conseguir trazer nas mochilas, temos mais algumas coisas que estão guardadas para o momento oportuno, e outras que ficaram nos sonhos para a próxima viajem.                                                                                 
Como nosso assunto principal sempre foi em torno d’água, nesta viajem para a Alemanha não poderia ser diferente, além de navegar no Lago de Constança, a Maxi achou no guia alemão o anuncio da semana de vela de Kiel, no Mar Báltico considerado o maior evento náutico da Europa, que sorte estar lá durante este acontecimento. Foi então que decidimos logo pegar o trem e visitar a cidade de Kiel. Por três dias passeamos pela orla náutica vivendo aquela festa. As regatas acontecem em diversos horários do dia e em diversas modalidades, é possível caminhar na orla e assistir as regatas de monotipo. É possível ainda, se inscrever e velejar como tripulante nos veleiros oceânicos. Optamos por participar do desfile/ parada náutica no encerramento do evento passando o dia a bordo do Navio Hamburg, para assistir a parada e regatas do dia da Kieler Woche/2012. 

Quando as primeiras embarcações começaram a aparecer foi tudo normal, já estávamos acostumados a movimentação de uma regata, continuamos no navio almoçando tomando uma caneca de cerveja. Mas de uma momento para outro avistamos milhares de barcos vindo em nossa direção naquele desfile sensacional! 
Ficamos emocionados demais realmente foi o auge da viajem, nunca havíamos sequer imaginado ver tamanha manifestação náutica ali nos nossos olhos era difícil de acreditar.

Todo o evento em Kiel foi fantástico e vale a pena conhecer, a regata Kieler Woche foi a visão mais emocionante que tivemos, bem como, a oportunidade de participar, e se maravilhar em termos de diversidade de barcos, ao que vimos tudo que flutua está sendo manejado por um velejador! 

Hoje já Sonhamos com o dia que nosso Arachane possa se juntar àqueles 5.000 barcos e desfilar para outros visitantes se maravilharem, como aconteceu conosco, com aquela imensa manifestação náutica! 





Toda a cidade de Kiel estava recebendo os visitantes para esse evento, para todos os lugares se via bandeiras da regata, camisetas, e demais suvenirs, tudo alusivo àquele evento náutico, as marinas ali a passos da calçada! Muitas pessoas circulando na cidade, hotéis, restaurantes bier gardem tudo lotado!





Todos podem ver o esporte náutico a seu alcance, as pessoas podem circular nas marinas, podem ver da rua as regatas era um espetáculo a cada passo.





        

Muitos barcos, muita vida náutica! 








Gostaríamos muito de que a vela fosse tão valorizada a ponto de mudar o pensamento dos leigos de que é privilégio, e sim que seja vista como escolha!
Tivemos o privilégio também de visitar nossos amigos queridos o Gerd e a Helga, alemães do Veleiro Lizard, eles que sempre nos incentivaram e com quem aprendemos a velejar na Lagoa dos Patos e no Oceano Atlântico, e que sempre nos dão maior apoio na construção do Arachane pudemos nos emocionar e passar dias ótimos com eles. 

Na compania dos nossos amigos conhecemos outro casal de velejadores alemães o Rainer e a Daphne do Veleiro Lojan, com quem fizemos ótima amizade e trocamos experiências, já que ele também acompanhou a construção do Lojan, o barco deles está numa temporada na Argentina.

Esse meio náutico de que tanto gostamos, une as pessoas e aproxima rapidamente sempre com assuntos comuns, e sempre há muito que conhecer e trocar idéias, é muito bom mesmo!

2 comentários:

  1. mara-helena@hotmail.com27 de agosto de 2013 10:09

    nossa que BELEZA DE NARRATIVA MERCES UM PREMIO DE LITERATURA...VIAJEI NAQUELES DIAS COM VOCES,EM PENSAMENTO,EMOÇÕES E ALEGRIA POR SABER QUE ESTAVAM REALIZANDO A PRIMEIRA VIAGEM A EUROPA!
    DIAS INESQUECÍVEIS E QUERO VER O ARACHANE SINGRANDO OS MARES...DOM MUNDO COM A MESMA EMOÇÃO E ALEGRIA QUE SENTIRAM E NOS PRESENTEIAM.AMOR ,PAZ E AVENTURA SÕA BENS QUE DEUS NOS OFERCE...

    ResponderExcluir
  2. mara-helena@hotmail.com27 de agosto de 2013 10:09

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário