Após a pintura do costado chegou a vez da pintura do antiderrapante no convés.
Um dia cheguei no barco para acompanhar os serviços e encontrei o artista Felipe escutando música erudita enquanto calmamente demarcava no convés os desenhos das superfícies lisas e das superfícies com antiderrapante Griptex.
As superfícies que permaneceriam lisas precisam ser meticulosamente isoladas com fita e papel pardo, para que no convés, tenhamos, como se fossem painéis antiderrapantes intercalados com frisos e superfícies lisas.
Então depois de todo o barco, convés, costado, cockpit, ferragens, estarem isolados, estava pronto para receber a pintura com o griptex nos próximos dias. Com a proximidade de algumas nuvens carregadas, o Felipe e o Guilherme cobriram todo o barco com diversas lonas, que combinadas com o costado, isolado com papel pardo, ficou embrulhado para presente, afinal de contas, estamos próximo do Natal. E para completar o pinheirinho já estava ali ao lado.
Para pintura do Antiderrapante, optamos por escolher uma tinta branca, com uma tonalidade levemente diferente da utilizada em todo o barco nas superfícies lisas, fizemos esta opção para diminuir um pouco o albedo do convés, e não agredir tanto nossos olhos nos dias ensolarados, escolhemos a cor branco gelo, que foi especialmente desenvolvida para nós, pois a Weg não tem esta cor de tinta em produção. A esta tinta, na hora da pintura, foi adicionado o Griptex, que é um aditivo composto de micro esferas de um polímero, e que deixa a superfície áspera, formando um antiderrapante. Muitos utilizam para isto areia ou micro esferas de fibra de vidro, mas estes não proporcionam uma superfície uniforme, como as realizadas com o Griptex, uma vez que estes outros precisam ser polvilhados sobre a superfície recém pintada. Uma das vantagens do Griptex é que ele é misturado a tinta e esta tinta é aplicada a pistola, deixando uma superfície homogênea, áspera o suficiente para evitar escorregões, mas não lixa e danifica qualquer calção de banho ou biquíni, como também não arranca o couro da pele como muitas vezes ocorre com os outros antiderrapantes.
Na sequência foi realizada a pintura dos antiderrapantes, estávamos ansiosos para ver como havia ficado, se havíamos acertado a tonalidade, se a rugosidade do antiderrapante estava boa. Inicialmente eu tinha a impressão de que havia ficado um pouco escuro demais, mas tive que esperar até terça-feira, após a secagem completa da segunda demão da tinta P.U. aditivada com Griptex, para então o Guilherme cuidadosamente remover os isolamentos e então pudemos ver e sentir como havia ficado.Mais uma vez, ficou lindo, muito bom, tanto a textura como a tonalidade da cor.

FELIZ NATAL!!!
Eu e teu pai vimos todas as etapas da pintura do Arachane, tudo muito bem cuidado com AMOR E CARINHO que só aos olhos dos donos é possível ser feito, hoje ao rever as fotos e o conteúdo de cada faze, eu chamaria o ARACHANE de "vitória conquistada" beijos e parabéns por serem como vocês são orgulho e prazer de ter como filhos pessoas tão queridas e especiais COMO VOCÊS. PARABÉNNNNNSSSSS SUCESSO E MUITAS FELICIDADES! Mara e Dorival.
ResponderExcluir