sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A pintura começou


 Semana passada o Arachane recebeu a equipe “do tinta” - sehr gut!
Ao mesmo tempo que íamos realizando os trabalhos de solda, usinagem, e tudo mais que pudesse ser feito durante os dias úmidos de inverno, estudávamos e pesquisávamos opções de material de pintura para o Arachane.






A escolha do material de pintura foi por alternativas que mais  proporcionassem melhor abrangência possível de exclusão de problemas futuros, então procuramos alternativas  quanto à tinta, a mais indicada pela eficiência, a marca, etc...Quanto a pintura, a única certeza que tínhamos, era quanto ao pintor que iria realizar este serviço tão importante. Já que havíamos agendado com o Felipe Neumann,  a mais de um ano, desde quando o Arachane passou a ser nosso e ainda estava em Pelotas/RS no estaleiro, pois conhecemos muito bem a qualidade e confiabilidade dos trabalhos de pintura desse profissional e seu serviço.
Como sempre na construção ou manutenção de um barco, tudo é especial ou na maioria das vezes inédito.
Pode-se dizer que qualquer velejador que se atreve a procurar soluções é um pioneiro, e por isto precisa ler, estudar, consultar, pesquisar muito, trocar idéias com outros navegadores a fim de, por si mesmo, encontrar as melhores soluções para as mais variadas necessidades.
No caso das tintas foram numerosos e-mails com diferentes fabricantes, fornecedores, com muitas alternativas e opções a serem levadas em consideração.








Para auxiliar na escolha das tintas chegamos a produzir corpos de prova, com retalhos das chapas do barco, sobras da sua construção, as quais receberam diferentes tintas, e as quais foram submetidas a ensaio de corrosão em câmara de névoa salina no laboratório LACOR – UFRGS.
Depois de muito pensarmos escolhemos a WEG. Levando em consideração diversos fatores: a reconhecida qualidade das tintas WEG, o pronto atendimento do serviço técnico, e para finalizar, a coerência, pois a WEG foi a única empresa fornecedora destas específicas tintas, que manteve sempre a mesma indicação do material de pintura desde a primeira vez que falamos com eles, nos demonstrando confiança, uma vez que não tinham dúvida de qual material indicar para esta pintura.
O conjunto de tintas que fazem parte de toda a pintura, foi uma escolha tão díficil quanto muitas outras que já tivemos que fazer, e sabemos que estas infinitas dificuldades, sempre presentes em qualquer velejador, principalmente no velejador de cruzeiro, se tornam um aprendizado enorme. Mas finalmente, temos a certeza de que conseguimos encontrar a melhor opção para a pintura do Arachane, afinal mais um opção foi feita.



A pintura interna começou, já são duas semanas de trabalhos e o tempo tem colaborado para as várias camadas de tinta. Na próxima semana deve ser concluída a pintura interna e em seguida daremos continuidade com a pintura do costado, convés e fundo, essa no momento, é a notícia mais esperada: a pintura.






O Arachane já tem o aroma inconfundível de pintura! De que o trabalho continua! É quase inacreditável que realmente a pintura esteja acontecendo e que podemos acompanhar de perto, essa também é uma comemoração importante para nós ver e sentir a obra em andamento!
A pintura começou!




Um comentário:

  1. Oi Dieter e Maximilia, lendo vocês, as navegadas diversificadas, a paixão compartilhada pelo casal, e relembrando o prazer daquela longínqua e única velejada, programada em comum na Lagoa do Barros (Day Sailer Aventura x Hobby Cat Adventure) dá pra deduzir que este plano é de longo alcance e de intenções globais não de todo ainda declaradas. Desejo a vocês uma criteriosa complementação das obras e muito sucesso na preparação do Arachane! Parabéns pela dedicação José Campello - Thermopylae

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário